Na hora de aplicar o revestimento adesivo em vidros precisamos ter o cuidado de escolher o material correto para esse tipo de superfície. Além disso, ela deve estar muito limpa e a aplicação deve ser feita aos poucos, para evitar que o material amasse, as bolhas de ar se formem e para garantir a máxima fixação.
O vidro também pode ganhar um toque especial com a aplicação do revestimento adesivo. Existem diversas aplicações que podemos fazer, como em portas, no box do banheiro, em escadas e até mesmo em vidraças e janelas.
Para garantir um bom acabamento e um resultado final satisfatório, é muito importante tomar alguns cuidados na hora de fazer essa aplicação. Você sabe quais cuidados são esses? Continue lendo para descobrir!
Índice
Atualmente, existem diferentes tipos de revestimento adesivo no mercado, e não estamos falando apenas de marcas. Você vai encontrar materiais diferenciados que são indicados para várias aplicações, por isso, é muito importante escolher o adesivo correto para aplicação em vidro.
Considere que geralmente o vidro é utilizado para manter a luminosidade no ambiente. Portanto, se houver o desejo de manter a entrada de luz, o ideal é escolher um adesivo que permita a difusão dela, para promover a sinalização ou a privacidade sem prejudicar a iluminação.
Essa é uma regra válida para qualquer superfície que vai receber o revestimento adesivo. A limpeza do local é indispensável para remover qualquer impureza e resíduos que poderiam comprometer o acabamento e a fixação do material.
Para fazer uma boa limpeza dos vidros, podemos utilizar uma lâmina de ratinho para filme. Ela deve ser passada no vidro para retirar os menores resíduos de sujeira, bolinhas ou cola anterior.
Para caprichar ainda mais nessa limpeza, você pode utilizar um produto específico para essa finalidade. Esses produtos que são indicados para pré-aplicação do adesivo não só fazem a limpeza do local como também ajudam aumentar a durabilidade e preservar as propriedades do revestimento.
Depois de fazer a limpeza, espere o vidro secar completamente para começar a aplicação do adesivo. Primeiro, ajuste o posicionamento dele, em especial se a fixação for acontecer em apenas uma parte do vidro, como no caso das portas que recebem uma faixa de sinalização.
Defina qual será a área coberta pelo adesivo e verifique se a quantidade de material está suficiente. Se a área for muito grande, para facilitar, você pode prender a extremidade do adesivo usando uma fita crepe. Mas tenha o cuidado de fixar essa fita fora do local de aplicação, para que você não contamine com cola.
Esse é um cuidado muito importante na aplicação do revestimento adesivo em vidro porque influencia o resultado final de uma forma significativa. Algumas pessoas acreditam que é preciso remover a película do adesivo por completo para aplicar, mas o ideal é que isso seja feito aos poucos.
Comece por uma das partes do revestimento, removendo apenas um pedaço da proteção do verso. Assim você evita que o material fique amassado ou que acabe grudando nele mesmo. A aplicação é feita por partes, controlando a colagem para não deixar bolhas de ar.
Depois de aplicar o revestimento por completo, é preciso garantir que ele esteja muito bem colado no vidro, então, devemos finalizar essa aplicação com a espátula. Ela é passada em toda a superfície que recebeu o revestimento, sempre fazendo o movimento do centro para as extremidades.
Dessa forma garantimos a máxima fixação do adesivo ativando a cola dele, além de eliminar possíveis porções de ar que tenham ficado entre o revestimento e o vidro.
Viu só como não é difícil aplicar o revestimento adesivo em vidros? Se você for realizar o serviço por conta própria, o mais importante é reservar um dia para essa tarefa, a fim de fazer sem pressa, com bastante atenção e cuidado. Dessa forma vai conseguir uma ótima aplicação, mesmo sem ser um profissional!
2023 - Direitos Reservados a Placart Produtos – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.