Para alcançar os melhores resultados com envelopamento automotivo, é preciso fazer a preparação do carro para receber o adesivo. A superfície deve estar livre de irregularidades e também devemos garantir a sua limpeza total, sem partículas, impurezas e contaminantes.
Para fazer o envelopamento de um automóvel não basta simplesmente aplicar o adesivo nas partes que serão trabalhadas. Antes, é necessário fazer uma boa preparação da superfície para garantir a melhor fixação do material e um resultado de alta qualidade.
Como a técnica de envelopamento automotivo se tornou uma grande tendência, preparamos este conteúdo para mostrar quais são as etapas de preparação do automóvel para receber o adesivo. Continue lendo!
Índice
Por maior que seja a qualidade de um adesivo para envelopamento, o bom resultado só pode ser alcançado quando ele é aplicado em uma superfície adequada. Essa adequação envolve a limpeza e também o nivelamento da superfície.
Ou seja, não é recomendado fazer o envelopamento em uma lataria que apresente irregularidades ou que esteja com pontos de ferrugem, áreas com tinta descascando, entre outros defeitos significativos. Tudo isso compromete a fixação do adesivo e também faz com que surjam defeitos na superfície.
A sujeira é mais um fator que compromete a boa fixação. Logo, ela deve ser eliminada por completo, inclusive contaminações por oleosidade. Embora não haja partículas maiores nesse tipo de impureza, ela pode prejudicar a ação da cola.
Como você viu, existem basicamente duas ações que devemos adotar para fazer a preparação do automóvel para o envelopamento. Uma delas é corrigir a superfície e a outra a limpeza. No segundo caso, são três etapas que devem ser cumpridas. Veja.
Para corrigir a superfície do automóvel são realizados reparos conforme o tipo de irregularidade que ele apresente. É necessário recorrer ao funileiro para que ele elimine a ferrugem e a tinta descascada. O ideal é que a superfície esteja o mais lisa possível, livre de defeitos.
Todos os automóveis que vão passar pelo envelopamento precisam de limpeza prévia. Não importa se eles acabaram de finalizar os consertos de funilaria ou se estão com a pintura em boas condições.
A limpeza é realizada em três etapas: primeiro com detergente, em seguida com solvente e, para a limpeza final, álcool isopropílico.
Também podem ser utilizados produtos específicos para a limpeza, como o Kleaner da linha Alltak Wrap Care.
O Kleaner foi desenvolvido para a preparação da superfície do veículo. Ele atua na remoção dos resíduos de cera ou abrasivos fazendo com que o adesivo tenha mais aderência, além de aumentar a durabilidade e preservar as propriedades do material.
O primeiro passo para fazer a preparação do automóvel para o envelopamento é lavar com detergente e água limpa. Isso tem como objetivo remover a maior parte da sujeira solúvel e deve ser realizado um dia antes da aplicação do adesivo. Dessa forma, garantimos que a secagem aconteça por completo.
Essa é mais uma medida fundamental para que o material consiga fixar com perfeição. É indispensável garantir que não haja acúmulo de água em nenhuma parte, inclusive entre painéis, por exemplo, e nos rebites. A água acumulada pode fazer com que o vinil, depois de aplicado, levante.
O solvente possibilita fazer uma limpeza mais fina da superfície eliminando contaminantes como gordura, graxa, cera e óleo. Para realizar essa etapa, deve ser utilizado um bom desengraxante ou desengordurante à base de toluol ou xilol.
Tenha cuidado com o tipo de solvente que será utilizado para não danificar a pintura do veículo. É interessante primeiro fazer alguns testes em áreas escondidas para verificar possíveis reações. Esses testes podem ser feitos, por exemplo, nas bordas do capô, do para-lama ou das portas.
Como o próprio solvente pode deixar resíduos na lataria do automóvel, precisamos finalizar com uma limpeza ainda mais meticulosa, feita com álcool isopropílico. Para que a finalização seja perfeita, utilize um pano umedecido com álcool e um pano seco.
Assim que aplicar o álcool, faça a limpeza e seque rapidamente, antes que ele evapore. Essa etapa deve ser realizada logo antes de fazer o envelopamento para que a superfície não seja contaminada por partículas ou substâncias presentes no ar.
A falta de preparação do automóvel para o envelopamento é um dos principais motivos para que aconteçam problemas na fixação do adesivo. Sendo assim, essas etapas não podem ser ignoradas e devem ser realizadas do jeito certo para garantir um serviço de qualidade.
2023 - Direitos Reservados a Placart Produtos – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.