As etapas de aplicação do revestimento adesivo vinil começam com a separação dos materiais que serão utilizados. Depois é preciso preparar o local e fazer a demarcação da área. Logo em seguida posicionamos a peça para que ela fique no lugar certo e começamos a fixação, para finalizar com o acabamento recortando as bordas.
Uma das grandes vantagens do revestimento adesivo vinil é que nem sempre você precisa contratar mão de obra especializada para fazer a aplicação dele. Como a instalação é simples, é possível aplicar por conta própria, mas não podemos negar que são necessários alguns cuidados.
Índice
Como o revestimento vai cobrir uma área grande, é muito importante ter atenção às etapas de aplicação para fazer tudo do jeito certo e garantir o melhor acabamento. Afinal, a superfície deve ser preparada para receber o revestimento, é necessário medir e posicionar corretamente, além de fazer a fixação do modo correto.
Tudo isso para que você não se atrapalhe no meio do processo, para evitar falhas e até mesmo bolhas de ar. Mas você vai descobrir que não tem segredo para aplicar o revestimento adesivo vinil. Continue lendo para conferir as etapas de instalação e descubra se você consegue dar conta do recado!
A primeira etapa de aplicação do revestimento adesivo vinil é a separação do material. Antes de começar a tarefa, é indispensável verificar se você tem todos os instrumentos que serão necessários para que não precise parar o serviço no meio do caminho.
Os materiais necessários são:
Dependendo da superfície que vai receber o revestimento, também é necessário álcool e pano para limpeza.
Depois de separar todos os materiais é preciso preparar o local onde o revestimento será aplicado. A superfície deve estar lisa, limpa e livre de umidade. Irregularidades atrapalham a fixação e causam deformidades no material. A poeira, a oleosidade e outros resíduos dificultam a colagem, e a umidade pode impedir a fixação da cola.
Sendo assim, tenha certeza de que o local tem uma superfície adequada e faça a limpeza dele. Use o pano para remover qualquer resquício de poeira. O álcool ajuda a retirar as impurezas que estão mais aderidas e também elimina a oleosidade. Tenha o cuidado de verificar se o pano que você está usando não solta fiapos porque eles também podem ser um problema.
Agora que já está tudo pronto vamos demarcar o espaço onde o revestimento será aplicado. Faça a medição da área sempre com atenção a possíveis dobras e contornos. Use o lápis para marcar onde o adesivo será aplicado.
Esses traços vão servir como guia para orientar na hora da fixação. Então, o ideal é que essas marcações fiquem do lado de fora da área que você vai aplicar. Por isso, tenha o cuidado de marcar de uma maneira que depois você consiga remover essas sinalizações.
Muita gente que decide aplicar o revestimento adesivo vinil por conta própria acaba errando nessa etapa. Alguns não demarcam a área, outros podem fazer essa marcação, mas já começam a aplicar definitivamente o revestimento, e não é assim que devemos fazer.
O ideal é que primeiro você posicione a peça no local de uma forma provisória. É aqui que vai utilizar a sua fita crepe para prender o revestimento pelas pontas e verificar se ele está na posição que você deseja, seguindo a demarcação que foi feita.
Com o revestimento devidamente posicionado, é hora de começar a fixação definitiva. O começo da aplicação é muito importante porque se os erros acontecerem nessa etapa inicial eles vão comprometer toda a aplicação, já que não conseguimos corrigir no meio do caminho.
Por isso, tenha bastante cuidado para manter o posicionamento do adesivo e começar do jeito certo. Não remova a película do revestimento completo. Faça aos poucos. Retire uma das fitas crepe que está segurando o adesivo, tire um pequeno pedaço da película de proteção tomando cuidado para que o adesivo não grude nele mesmo, corte essa película que está solta para que ela não atrapalhe.
O adesivo deve ser colado na superfície começando pelo centro e partindo para as bordas. Essa é uma estratégia para que não fiquem bolhas de ar. Gradativamente, é retirada a película de proteção para fazer a fixação de outras partes do adesivo até que ele seja completamente aplicado.
O acabamento é a etapa final de aplicação do revestimento adesivo vinil. Quando você chegar ao final da área demarcada poderá ter sobrado um pouco de material, então o estilete entra em cena para cortar essas bordas e finalizar a fixação das extremidades.
Seguir essas etapas corretamente é muito importante tanto para profissionais quanto para pessoas comuns que desejam fazer a aplicação por conta própria. Dessa forma, o revestimento adesivo vinil será aplicado corretamente, garantindo uma fixação adequada e o melhor acabamento.
2023 - Direitos Reservados a Placart Produtos – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.