Logo | Placart Produtos

Inspiração: decore o seu ambiente com o Estilo Escandinavo

Atualizado em 27/07/2022
Tempo de leitura: 4 min.

O estilo escandinavo é uma grande tendência da decoração por causa do aconchego e conforto que ele traz. Combina elementos clássicos e modernos, que trazem sofisticação e elegância com simplicidade e muito bom gosto.

Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia são os países nórdicos localizados em uma região da Europa que se chama Escandinávia. Esse é um lugar muito frio que desenvolveu a sua própria cultura e estilo para organizar o lar, o que ficou conhecido por aqui como decoração escandinava.

Ela tem feito muito sucesso porque consegue reunir em um só ambiente a sofisticação e a simplicidade. É ideal para quem deseja transformar sua casa em um espaço aconchegante e confortável, que acolha bem os moradores e qualquer um que visite.

Será que esse estilo de decoração combina com você? Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre ele e descubra!

Características do Estilo Escandinavo

A decoração com estilo escandinavo traz uma proposta minimalista. Uma das suas características é evitar o excesso nos ambientes, mas não significa que não haja detalhes. Na verdade eles estão presentes de uma forma estratégica.

Nesse estilo de decoração, harmonizamos elementos clássicos e elegantes trazendo linhas mais retas, que ajudam a reforçar esse conceito minimalista. As paredes e os móveis costumam ser brancos, e seguimos utilizando uma paleta com cores neutras.

A madeira está presente e a luz natural é muito valorizada. Para que o espaço fique aconchegante, são acrescentados elementos como mantas, tapetes e colchas, confeccionados com tecidos naturais e que geralmente têm volume, como os que imitam peles.

A intenção é fazer com que a residência seja um lugar confortável e aconchegante para estar, acomodando muito bem os moradores e ideal para receber amigos e visitas. Afinal, devido ao clima frio da região escandinava, existe essa cultura de preferir estar em casa e socializar com as pessoas nesse espaço. Assim é necessário que a decoração seja apropriada para isso.

O equilíbrio entre simplicidade e sofisticação

O estilo escandinavo muitas vezes pode ser desafiador por causa do equilíbrio que precisamos alcançar. Você viu que essa decoração tem características minimalistas. Ela preza pela simplicidade dos ambientes, sem acrescentar elementos luxuosos ou excessivos, mas traz um toque de elegância e sofisticação.

Por isso, você pode apostar no revestimento adesivo e no envelopamento para acrescentar as texturas e padronagens que combinam com o estilo, sem colocar elementos demais, que deixam o visual pesado.

O segredo está na escolha das cores, dos elementos decorativos, no design das peças e no alto padrão de qualidade delas. Os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos ficam sempre visíveis, por isso, eles precisam ter um alto padrão de qualidade para que o seu estilo combine com a decoração e faça parte dela. 

O inox, por exemplo, combina muito bem com a tendência do estilo escandinavo. Você não precisa trocar as peças. Pode fazer o envelopamento dos eletrodomésticos que já tem para que fiquem com esse acabamento em inox.

O segredo é buscar peças mais leves e elegantes que trazem um toque de modernidade sem forçar a sofisticação. Como dito, a intenção é ser simples, mas sempre com muito bom gosto.

Materiais utilizados no Estilo Escandinavo

Você viu que um dos materiais que combinam com o estilo escandinavo é o inox. Isso porque a sua tonalidade acinzentada contrasta muito bem com a paleta de cores neutras dessa decoração. Além disso, esse material tem um toque de modernidade e sofisticação, que vão compor a elegância que citamos.

Explicamos, ainda, que as mantas, as colchas e os tapetes são muito bem-vindos. Eles são utilizados no estilo escandinavo por trazerem essa sensação de calor e de aconchego, uma boa receptividade para quem chega ao ambiente. A preferência pelos tecidos naturais é fundamental para estar de acordo com a cultura da Escandinávia e por trazer a simplicidade. 

Outro material muito presente nessa decoração é a madeira. Ela ajuda a quebrar um pouco da frieza e da monotonia que as cores neutras podem trazer. Geralmente, está presente na mobília, compondo as poltronas, os armários, os sofás, as camas e as mesas. 

Caso você tenha móveis tubulares ou pintados, também pode recorrer ao envelopamento para mudar o visual deles. Escolha um tom de madeira da sua preferência em envelope, por exemplo, a mesa, os pés das poltronas e cadeiras, as portas e outros.

Se você é simpatizante das peças mais rústicas, saiba que a madeira de demolição pode estar presente no estilo escandinavo. Então, vale apostar também em adesivos com texturas de madeira envelhecida ou escura. Mas aqui é interessante dar destaque em uma peça, para não destoar o estilo.

As cores ideais para essa decoração

O estilo escandinavo pede cores neutras e clássicas, ou seja, o branco, o nude, o cinza, o preto, tons de areia, e assim por diante. Para trazer um toque colorido e um pouco mais de calor, podemos utilizar a madeira e as candy colors, que são aquelas tonalidades mais suaves e que ajudam a trazer a sensação de aconchego.

Você também pode envelopar uma peça da mobília com um adesivo em tom pastel, para colocar cor no ambiente. Outra ideia interessante é fazer molduras com o adesivo com textura de madeira. Fica muito charmoso ao redor de um espelho, por exemplo.

O importante aqui é evitar o uso de cores muito intensas porque não combinam com esse estilo de decoração. Mas é interessante dar destaque para uma parede, utilizando um  grafismo, textura ou tom diferente.

O revestimento adesivo é um grande aliado nessa hora também porque você pode revestir as paredes com textura de madeira ou de tijolos à vista. Até mesmo os gráficos geométricos combinam com o estilo escandinavo, trazendo um toque de exclusividade para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira algumas inspirações para decorar o seu ambiente de trabalho em casa e garantir um espaço mais aconchegante e com um toque da sua personalidade.
Ler Mais
Confira algumas dicas e inspirações para acrescentar os tons terrosos na decoração dos seus ambientes e acompanhar a mais nova tendência do design de interiores.
Ler Mais
1 2 3 9
Inscreva-se para 
receber novidades!

2022 - Direitos Reservados a Placart Produtos  – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

magnifiercross