Logo | Placart Produtos

O que é o envelopamento automotivo?

Atualizado em 08/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A imagem mostra um carro com envelopamento adesivo.

Envelopamento automotivo é uma técnica que utiliza o adesivo vinílico para cobrir a pintura original do carro. Aos poucos, o procedimento foi ganhando espaço e se tornou um grande sucesso por aqui.

Quer saber mais sobre o envelopamento automotivo, e descobrir como funciona essa técnica? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Quais são as vantagens do envelopamento automotivo?

Antes de falarmos sobre como funciona a aplicação, vamos destacar as principais vantagens do envelopamento automotivo. Entre elas, estão:

Proteção da pintura do veículo

Devido às constantes mudanças da umidade do ar, a pintura do carro sofre com agressões diárias, bem como pancadas, atritos, entre outros danos gerados na superfície da lataria.

Desta forma, podemos dizer que, a pintura ficará protegida embaixo do material utilizado para envelopar, e mesmo que as agressões ocorram, a tinta continuará ilesa. 

Facilidade maior para revender

O envelopamento automotivo protege a pintura original de fábrica, conforme dissemos. E isso é algo que conta muito na hora de revender o carro.

Assim sendo, se você quiser algo diferente, e ao mesmo tempo, tem vontade de vender o seu carro algum dia, pode optar por adesivos automotivos.

Com os adesivos automotivos, você possui a liberdade de deixar o veículo do jeito que você quiser, e quando for vendê-lo, terá somente que retirar o adesivo aplicado, deixando a pintura original.

Carro personalizado

Outra vantagem do envelopamento é que você poderá ter um veículo personalizado, da forma como quiser. Através dessa técnica, você pode cobrir toda a pintura original e trocar a cor do carro, para uma de sua preferência.

É importante lembrar que, neste caso, a documentação também deverá ser trocada. Mas, se a cor não for totalmente diferente, nem sempre será preciso alterar a papelada. Você pode optar apenas por alguns detalhes, sem esquentar a cabeça.

O que fazer antes do envelopamento?

Antes de realizar o envelopamento, é necessário um preparo especial. Isto é, alguns cuidados deverão ser tomados para que o procedimento tenha um bom resultado. É necessário ter atenção a cada detalhe da superfície do veículo.

Em geral, o processo tem início com a lavagem. O carro precisa ser lavado com água e detergente, pelo menos um dia antes da aplicação do adesivo. Isso fará com que a maior parte da sujeira seja removida.

O carro também deve estar completamente seco, principalmente os painéis. Antes de aplicar o adesivo, você deve se certificar de que nenhum canto ficou úmido, uma vez que a água retida poderá interferir no resultado.

Depois de lavar a superfície, o próximo passo é limpá-la para poder aplicar o adesivo. E mesmo que o carro já pareça limpo, pode ser que ele ainda contenha resíduos de graxa, cera, óleo, entre outros. Assim sendo, o ideal é que você utilize produtos específicos para a remoção.

Você pode utilizar, juntamente com o álcool isopropílico, um produto da linha Alltak Wrap Care, específico para esse procedimento.

O Kleaner foi desenvolvido especialmente para a preparação da superfície do automóvel. O produto remove os resíduos de cera e abrasivos, e promove mais aderência ao vinil adesivo.

Sua fórmula, além de proporcionar uma excelente limpeza, também aumenta a durabilidade e preserva as propriedades do material aplicado. Pode ser usado em superfícies como acrílico, vidro, chapa, placas de pvc, lataria e peças plásticas.

E como é feito o envelopamento automotivo?

De maneira geral, é um procedimento simples. Como dissemos, o primeiro passo é a lavagem do veículo, para retirar qualquer resíduo de sujeira da lataria.

Então, com o carro limpo e seco, inicia-se a colagem do material adesivo. Para isso, você deverá providenciar:

  • Fita crepe: Para posicionar a imagem. Imãs também podem auxiliar nesse processo;
  • Espátula: Será utilizada na aplicação do vinil. Muitas vezes, será preciso uma proteção para não riscar;
  • Lâmina e estilete: Para refilar o adesivo. A lâmina deve estar afiada;
  • Soprador térmico: Para ‘moldar’ o adesivo nas curvas que forem complexas.

O uso do soprador térmico ajudará a aquecer o adesivo, e o deixar mais maleável para se fixar nas partes do carro com muitas curvas. Já a espátula poderá auxiliar na aderência e contorno do material.

A recomendação mais importante após o envelopamento, é que o veículo não fique exposto ao sol intenso, nem seja lavado por três dias. Após esse período, você deve realizar a limpeza apenas com água, pano e sabão neutro.

Para resultados mais eficazes, você pode contratar os serviços de profissionais deste segmento.

O que você acha do envelopamento automotivo? Já pensou em usar, ou já usou essa técnica no seu automóvel? Conte-nos!

Não esqueça de compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 06 / 21
O envelopamento automotivo consiste na aplicação de revestimento adesivo na lataria do automóvel. Descubra quais são as vantagens dessa técnica!
Ler Mais
 | 26 / 05 / 21
Você sabia que também existe o envelopamento de moto? Conheça mais detalhes e descubra quais as vantagens desta técnica!
Ler Mais
Inscreva-se para 
receber novidades!

Direitos Reservados a Placart Produtos – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

hello world!
magnifiercross