Quando o assunto é dar uma repaginada no carro, sabemos que a técnica mais indicada é o envelopamento do automóvel, certo? Mas, antes do veículo passar por esse procedimento, são necessários alguns cuidados específicos, como a limpeza, por exemplo.
Quer saber por que a limpeza é tão importante antes de envelopar? Então, continue nos acompanhando para descobrir!
Índice
O envelopamento do automóvel é um processo de aplicação de adesivo que cobre a pintura externa do veículo. Essa nova pintura pode conceder um novo visual ao carro, algo que acontece quando o proprietário quer algo no mesmo padrão ou na cor original.
Mas, vale lembrar que o adesivo também pode dar um ar mais esportivo ao carro. Isso acontece quando a pintura original é substituída por outra, com algum tema.
E mudar a aparência não é o único objetivo dessa técnica. Claro, a parte estética conta muito, porém, envelopar o carro também pode gerar alguns benefícios, como por exemplo, proteger a pintura e preservar contra arranhões e raios UV.
Antes de colocar a técnica em prática, é necessário um preparo especial. Isso significa que devem ser tomados alguns cuidados específicos com a superfície do automóvel, que precisa de bastante atenção.
E tudo começa justamente na limpeza. A lavagem da superfície é muito importante, afinal, ninguém quer que o adesivo não cole direito ou fique cheio de bolhas, não é verdade?
Assim sendo, o carro deve receber uma limpeza feita com água e detergente. O ideal é que isso seja feito um dia antes da aplicação do adesivo, ajudando a remover qualquer resíduo de sujeira que esteja na lataria. A lavagem também atua como desengordurante.
Também podem ser utilizados produtos específicos para a limpeza, como o Kleaner da linha Alltak Wrap Care.
O produto foi desenvolvido especialmente para a preparação da superfície do veículo e trabalha na remoção dos resíduos de cera ou abrasivos, oferecendo mais aderência ao vinil adesivo.
E além de proporcionar uma excelente limpeza, aumenta a durabilidade e preserva todas as propriedades do material.
Após a limpeza e com a lataria seca, é possível iniciar o processo do envelopamento automotivo. E para isso, é necessário o uso de espátulas, uma lâmina de corte e um soprador térmico.
O soprador é o material responsável por aquecer o adesivo e o deixar mais maleável para uma boa fixação, mesmo nas partes onde o carro apresenta muitas curvas. A espátula é o que pode ajudar na aderência e ao mesmo tempo no contorno.
Já a lâmina de corte pode ser utilizada para recortar o adesivo que estiver em excesso e não tenha necessidade de ser utilizado.
Conforme dissemos, o envelopamento é uma técnica que funciona como uma película de proteção para a lataria do carro, protegendo da radiação solar, mudanças na umidade e até mesmo da sujeira.
A principal recomendação é que, após a colagem do adesivo, o veículo não fique exposto ao sol e não seja lavado por pelo menos três dias.
Além disso, após esse período, o ideal é realizar a limpeza apenas com água, sabão neutro e um pano, ou buscar produtos específicos para isso. Outros produtos como cera, que são químicos, devem ser evitados.
Agora conte-nos: você já sabia da importância da limpeza antes do envelopamento do automóvel? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais para outros apaixonados por automóveis.
Até o próximo conteúdo!
2023 - Direitos Reservados a Placart Produtos – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.