Logo | Placart Produtos

Revestimento Adesivo Jateado: como aplicar?

Atualizado em 21/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Para aplicar o adesivo jateado, é preciso preparar toda superfície eliminando impurezas. Depois, definimos a melhor técnica de acordo com o tamanho da mídia que será aplicada, sempre com o auxílio de espátula para evitar imperfeições e bolhas. Para finalizar, arrematamos as sobras com um estilete e passamos um pano seco.

O adesivo jateado é um dos preferidos para aplicação em vidros. Ele não impede a entrada da luz, mas minimiza a visibilidade entre os ambientes, garantindo muito mais privacidade. Por isso, costuma ser utilizado no box de banheiro.

Como qualquer outro revestimento adesivo, o jateado precisa ser aplicado do jeito certo para garantir a sua melhor fixação e um bom resultado final. Por isso, preparamos este conteúdo, que mostra como fazer a aplicação para que você acerte na hora de realizar essa tarefa. Continue lendo!

Escolha a técnica de aplicação

Existem duas formas de aplicar o adesivo jateado: a técnica seca e a úmida. Aqui, é importante verificar as recomendações do fabricante do adesivo para conferir se não existe algum cuidado especial ou restrição.

A técnica a seco costuma ser recomendada para as mídias com dimensões menores, com cerca de 1 m de largura. Quando se trata das maiores, com 1,20 m ou 1,50 m de largura, é interessante optar pela técnica molhada.

Prepare o vidro

Agora vamos preparar o vidro. Dois aspectos principais requerem atenção: os acúmulos de silicone e as sujidades.

Dependendo da forma como o vidro foi instalado, você poderá perceber alguns acúmulos de silicone em suas bordas. Caso eles estejam alcançando o local onde o adesivo será instalado, devem ser removidos com o auxílio de um estilete.

Alguns vidros podem estar sujos demais, o que podemos sentir por meio do tato. Então, toque o vidro e verifique se ele está áspero. Se estiver, é preciso utilizar uma lixa especial para fazer a remoção dessa sujeira.

Limpe a superfície

Após remover todas as asperezas, chegou a hora de fazer a limpeza do vidro, para isso, podemos utilizar um pano que não solte fiapo embebido em álcool isopropílico. Ele deve ser aplicado em toda a superfície. Também existem produtos específicos para fazer esse tipo de limpeza, caso você queira caprichar ainda mais.

Evite aplicar o adesivo logo em seguida de ter utilizado o álcool. O ideal é aguardar cerca de 5 minutos para dar tempo de secar por completo.

Posicione o adesivo

Como você viu, existem duas técnicas para fazer aplicação do adesivo jateado, por isso, o modo como ele é aplicado difere.

Na técnica a seco, posicionamos a peça sobre o vidro fazendo a fixação dela com auxílio de adesivos. Em seguida, removemos uma pequena porção do papel de proteção e começamos a fixar o adesivo. 

A espátula é fundamental para esse trabalho. Ela deve ser passada do centro em direção às laterais para fazer com que o ar saia debaixo do adesivo para não formar bolhas. Destaque o adesivo aos poucos para não correr o risco de grudar nele mesmo.

Na técnica úmida vamos utilizar uma solução preparada com 1 litro de água e 10 gotas de sabão neutro. Molhe a superfície com essa solução, retire a proteção do adesivo e aplique a solução sobre ele, espalhando bem em todo o material.

Posicione o adesivo no vidro e passe a espátula de cima para baixo empurrando a água para a lateral. Também pode ser utilizado um rodo especial para esse tipo de aplicação.

Faça os ajustes finos

No final, podemos ter algumas sobras de adesivo e elas precisam ser arrematadas. Utilize um estilete bem afiado e uma régua, assim você consegue ter mais firmeza para segurar o adesivo e fazer um corte com precisão, evitando que a borda fique serrilhada.

Finalize utilizando um pano seco para favorecer a fixação do adesivo e, se necessário, elimine possíveis imperfeições ou bolhas.

Pronto! Seu vidro está de visual novo com o adesivo jateado. A aplicação é muito simples de ser feita, mas se você tiver alguma dúvida, pode chamar um profissional. Apenas não se esqueça de dar preferência para adesivos de boas marcas, a fim de garantir o melhor resultado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 04 / 08 / 22
Vai decorar a sala de jantar? Confira quatro excelentes opções de revestimento adesivo para valorizar o visual desse espaço!
Ler Mais
 | 06 / 07 / 22
Descubra por que vale a pena optar pelo revestimento adesivo de cozinha e saiba quais são as opções para você incrementar o visual da sua.
Ler Mais
1 2 3 18
Inscreva-se para 
receber novidades!

2022 - Direitos Reservados a Placart Produtos  – Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

magnifiercross